Academia do Fomento: uma excelente oportunidade para “afiar o machado”
- Naldo Luiz Dalmazo
- 4 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de nov. de 2024
Naldo Luiz Dalmazo

Na reunião, Kali Simioni e Naldo Dalmazo proferiram palestras com foco em
ferramentas que aumentam a eficiência do trabalho no campo
Imagine um evento com 250 técnicos e gestores de agroindústrias e cooperativas focadas em produção animal; uma ocasião para discutir sobre diferentes formas de evolução; um encontro para falar a respeito dos mais eficazes e produtivos métodos de trabalho com cooperados, integrados, donos de propriedades e granjeiros e uma conferência para mostrar as melhores técnicas de transferência de tecnologia, que trabalhou o “como transferir o conhecimento”.
Pense nisto e você terá em mente a Academia do Fomento, realizada em Foz do Iguaçu/PR no dia 22 de outubro de 2024, uma reunião onde foram abordados três pilares essenciais: métodos e técnicas de extensão rural, aprendizagem e comunicação assertiva e foi evidenciada a importância desses elementos para capacitar adequadamente os profissionais de extensão rural.
Durante todo o dia, foram tratados temas de real importância para o público, como métodos de extensão rural, inteligência emocional, comunicação verbal e não verbal, técnicas de persuasão e processos de aprendizagem do adulto, habilidades que são fundamentais para o sucesso na prática da extensão e no contato entre todos os atores da cadeia produtiva da proteína mais comercializada no planeta.
Certamente, o evento que cumpriu com o objetivo de capacitar e aprimorar as habilidades dos profissionais envolvidos na extensão rural, com foco na indústria de aves e suínos, manteve o propósito de proporcionar o profundo entendimento do contexto dos produtores rurais, abordando suas necessidades e os desafios diários para o desenvolvimento de técnicas eficazes de comunicação, para estabelecer uma interação colaborativa entre extensionistas e produtores.
A academia dedicou atenção especial à promoção e ao fortalecimento dos setores de aves e suínos, incentivando a adoção de práticas sustentáveis e contribuindo para o aumento da produtividade de maneira responsável e equilibrada com os recursos naturais. O aprendizado ativo envolve conversar, debater, praticar e ensinar os outros, com metodologias e técnicas de extensão voltamos ao aperfeiçoamento das relações entre os profissionais e seus integrados.
Na ocasião, eu e minha colega Kali Simioni, agrônoma da KCS Agro, proferimos palestras mostrando aos participantes como temos formado inúmeros jovens profissionais para atuação em equipes de cooperativas e agroindústrias e aproveitamos o espaço para agradecer o convite e o tratamento recebido da Flavia Roppa, empresária do setor de comunicação para o agronegócio, fundadora e diretora do encontro que, ao manifestar-se sobre nossas apresentações, comentou: “Toda gratidão a vocês, Kali e Naldo, que foram os grandes mentores desse projeto”.
A Academia do Fomento se repetirá. Será em setembro de 2025 e mais uma vez em Foz do Iguaçu. Caso sua empresa ou entidade mantenha equipes de campo prestando assistência técnica e exercitando a extensão rural, fique atento a esse novo momento favorável: programe-se, incentive a participação do seu time de gestores, extensionistas e supervisores e participe você também dessa que já se configura como uma excelente oportunidade para “afiar o machado”.
Comments