top of page

Agro é motor de crescimento e liderança global

Atualizado: 26 de mai. de 2024

SEGURANÇA ALIMENTAR


O Brasil, uma potência agrícola mundial, testemunhou um notável crescimento econômico em 2023, com seu Produto Interno Bruto (PIB) registrando um aumento de 2,9%. Esse resultado surpreendeu as expectativas do mercado, que previam um crescimento de 2,2%, e ficou próximo da projeção do governo, de 3%.

 

Mais uma vez, o setor agropecuário se destacou como o principal vetor desse crescimento, expandindo-se em impressionantes 15,1% entre 2022 e 2023, alcançando um total de R$ 677,6 bilhões dentro do PIB de R$ 10,39 trilhões.

 

O papel decisivo do agronegócio nesse desempenho econômico é inegável. Especificamente, as culturas de soja e milho emergiram como protagonistas desse cenário, impulsionando não apenas o crescimento interno, mas também a liderança do Brasil no cenário global de exportações agrícolas.

Dados revelam que, em 2023, o Brasil foi o maior exportador de alimentos industrializados do planeta

Independentemente das opiniões favoráveis e contrárias à citação que o Agro Brasileiro é a segurança alimentar do mundo, a força do nosso campo é inegável e a prova disso está nas nossas exportações. Em 2023, atingimos a posição de maior exportador de alimentos industrializados do planeta (em volume), com aumento de 11,4% na quantidade vendida para 190 países, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos – ABIA.

 

De acordo com a ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal, no ano passado nosso país exportou 5,139 milhões de toneladas de carne de frango (maior exportador do mundo) e 1,230 milhões de toneladas de carne suína, classificando-se na 4ª posição entre os exportadores globais da proteína derivada dos suínos.  

 

Fonte: Globo Rural – ABIA - ABPA - Adaptado pela Equipe Meu Agro


Comments


bottom of page