top of page

Brasil exporta mais itens da indústria de etanol de milho para a Colômbia


A imagem mostra uma garrafa de vidro transparente cheia de óleo, com a tampa fechada. Há espigas de milho espalhados sobre a superfície.

As exportações brasileiras de DDG / DDGS cresceram em 2023,

no comparativo com 2022, e devem aumentar


O governo brasileiro recebeu com satisfação o anúncio, pelo governo da Colômbia, da autorização para que o Brasil exporte grãos secos de destilaria, conhecidos como DDG ou DDGS, para aquele país.

 

O insumo é uma fonte proteica e energética utilizada na produção de ração para ruminantes, suínos, aves, peixes e camarões. Os DDG/DDGS são produtos da indústria de etanol de milho e cereais e utilizados como ração nas cadeias produtivas da pecuária bovina, suinocultura, avicultura, piscicultura e para ração de pets. As exportações brasileiras de DDG/DDGS, dobraram em 2023 no comparativo com 2022.

 

Com esta nova autorização, o agronegócio brasileiro alcança sua 105ª abertura neste ano, totalizando 183 aberturas em 58 destinos desde o início de 2023.

Esses resultados são fruto do trabalho conjunto do Ministério da Agricultura e Pecuária - MAPA e o Ministério das Relações Exteriores - MRE.

 

Brasil e Colômbia são países que dividem não só fronteira como Floresta Amazônica, mas a busca para estreitar suas relações diplomáticas e ampliar o comércio bilateral.

 

Atualmente, 70 empresas brasileiras atuam na Colômbia. O Brasil é o terceiro maior fornecedor comercial daquela país, atrás apenas dos Estados Unidos e da China. De acordo com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - ApexBrasil, trata-se de um mercado bem promissor para diversos perfis empresariais.

 

As exportações brasileiras para o país vizinho aumentaram, em média, 4,1% ao ano entre 2013 e 2023. O comércio bilateral, em 2023, ultrapassou R$ 6 bilhões e os principais produtos vendidos pelo Brasil são milho, veículos de passageiros e de transportes, café, partes e acessórios de veículos e óleos combustíveis de petróleo.

 

Já os produtos que o Brasil compra da Colômbia incluem coque, combustível sólido usado no processo de fabricação do aço, hulha, matéria-prima para diversos produtos químicos, PVC, inseticidas, fungicidas e herbicidas.

 

Fonte:  MAPA – Adaptado pela Equipe Meu Agro

コメント


bottom of page