Cadeia global de valor da avicultura e suinocultura brasileiras
- Jachsson Beal
- 17 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de mai. de 2024
A cadeia de valor da avicultura e suinocultura brasileiras é robusta e possui elevado grau de integração entre os seus oito elos principais: insumos, produtores integrados, casas genéticas, agroindústrias, certificadoras, transporte, mercados interno e externo e consumidores.
A ponta da cadeia (primeiro elo do processo produtivo) se inicia no campo, de onde provém os principais insumos, como o milho e a soja, elementos fundamentais para a produção de ração que servirá posteriormente de alimento para os animais.
Em seguida, o sistema de integração, diferencial do modelo produtivo brasileiro, que nada mais é do que uma parceria entre o produtor rural integrado e a agroindústria e garante a produção dos produtos com a devida qualidade e padronização e conecta os pequenos produtores ao agronegócio global.
Ao longo deste percurso há dois elos de extrema importância para a cadeia: casas genéticas e empresas certificadoras. As casas genéticas, responsáveis pela genética animal, são essenciais para uma produção eficiente e para assegurar produtos de ótima qualidade, por meio de muita tecnologia, inovação e conhecimento.
As certificadoras reforçam as boas práticas agrícolas e de produção, garantem rastreabilidade e confiança aos produtos que abastecem tanto o mercado interno quanto o externo.
Há também um trabalho de grande relevância desenvolvido pelas certificadoras de produtos halal. Com enfoque na comunidade islâmica, esta certificação é primordial para que possamos manter parcerias com diversos mercados que a exigem. O Brasil é hoje o maior exportador de proteína animal halal do mundo.
A sustentabilidade é um valor que permeia toda a cadeia e se faz presente em diversas ações colocadas em prática pelo setor avícola e suinícola brasileiros. Desde o plantio dos grãos como insumos até chegar na mesa dos milhões de consumidores, produtores e as agroindústrias nacionais estão comprometidos com o aprimoramento contínuo, em busca de uma produção cada vez mais limpa e eficiente.
O elo de transporte que se dá principalmente pelos modais rodoviário e marítimo permite que os insumos cheguem às granjas, os animais sejam levados aos frigoríficos e que os produtos cheguem corretamente aos pontos de vendas tanto no mercado brasileiro quanto no internacional, para que assim o consumidor final tenha acesso à um produto saboroso, saudável e seguro.
Avicultura e suinocultura produzem grandes riquezas para a economia brasileira. Para se ter ideia, em 2021 o Valor Bruto da Produção (VBP) de frango e suínos foi de mais de R$ 140 bilhões, representando 12% do total do VBP do agronegócio. Elas impulsionam a economia do País como um todo – inclusive nas regiões afastadas dos grandes centros – e geram milhares de empregos nas localidades onde as atividades estão instaladas.
Os dois setores geram, aproximadamente, 4 milhões de empregos, entre diretos e indiretos
Fonte – ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal - Adaptado pela Equipe Meu Agro

Comments