Cientistas usam inteligência artificial para entender os suínos
- Jachsson Beal
- 29 de out. de 2024
- 2 min de leitura

Estudos iniciais revelam que os grunhidos, ruídos e guinchos dos animais
podem revelar emoções positivas ou negativas
Um grupo de pesquisadores europeus dedicou-se a criar um algoritmo (conjunto finito de regras e instruções, simples ou complexo, que fundamenta a execução de uma tarefa ou a solução de um problema) que tem como principal objetivo perceber o que dizem... os suínos. Os produtores agradecem. Estará calmo ou estressado o animal? A inteligência artificial responde!
A comunicação com os animais pode em breve ser possível, uma vez que os cientistas dizem ter desenvolvido uma ferramenta de inteligência artificial (IA) que consegue interpretar o que os animais estão a dizer.
Basicamente, trata-se de um algoritmo capaz de decifrar os sons emitidos pelos suínos e pode potencialmente alertar os suinocultores para emoções negativas, segundo os investigadores. A esperança é que esta ferramenta ajude a melhorar o bem-estar animal.
Os cientistas, provenientes de universidades na Dinamarca, Alemanha, Suíça, França, Noruega e República Checa, usaram milhares de gravações de sons de porcos em diferentes cenários para construir o algoritmo. Os cenários incluem brincadeiras, isolamento e competição por comida, e descobriram que os grunhidos, ruídos e guinchos revelam emoções positivas ou negativas.
“As emoções dos animais são fundamentais para o seu bem-estar, mas medimos muito pouco disso nas unidades de produção”, afirma Elodie Mandel-Briefer, uma das líderes do estudo e bióloga comportamental da Universidade de Copenhage, Dinamarca.
O estudo constatou que os suínos criados ao ar livre, em produção livre, com a capacidade de se moverem livremente e escavarem a terra, emitem menos chamados de estresse em comparação com os animais criados de forma convencional.
Os investigadores acreditam que este método poderia, um dia, ser usado para rotular explorações agrícolas, ajudando os consumidores a fazer escolhas informadas.
“Quando tivermos a ferramenta estiver pronta para funcionar, os produtores poderão ter uma aplicação no telefone celular que traduz o que os seus animais estão a dizer em termos de emoções”, explicou Mandel-Briefer.
O algoritmo, ainda em desenvolvimento, poderá ser usado para certificar práticas de bem-estar em granjas, permitindo aos consumidores fazer escolhas mais informadas ao comprar produtos de origem animal. A IA processa uma enorme quantidade de sons, classificando automaticamente o nível de estresse e bem-estar dos animais, o que representa uma inovação no monitoramento da saúde emocional na pecuária.
SIGNIFICADOS DOS SONS
Grunhidos curtos indicam, geralmente, emoções positivas;
Grunhidos longos sinalizam, muitas vezes, desconforto;
Sons de alta frequência, como gritos ou guinchos, normalmente indicam que os suínos estão sob estresse.
Este é mais um exemplo para percebermos o enorme potencial da IA nos mais elaborados cenários quotidianos. Também é verdade que nos mostra uma utilização da inteligência artificial muito no início. Isso poderá nos ajudar a imaginar como será daqui a dez anos.
(Fonte: Universidade de Copenhage - DK – Adaptado pela Equipe Meu Agro)
コメント