top of page

Cooperativas e cooperados têm seu dia: primeiro sábado de julho

Atualizado: 7 de jul. de 2024



Instituído em 1923 pelo Congresso da Aliança Cooperativa Internacional – ACI, o Dia Internacional do Cooperativismo é comemorado no 1º sábado de julho e seu objetivo é motivar a confraternização dos povos envolvidos nesta prática solidária. 

 

O propósito da data é chamar a atenção para o movimento promovendo seus ideais, a saber: eficiência econômica, solidariedade internacional, igualdade e paz mundiais. 

 

OITENTA POR CENTO

Uma em cada oito pessoas no mundo é ligada ao cooperativismo. Acredite, o cooperativo reúne 1 bilhão de pessoas, cerca de 12% da população global,  vinculadas a 3 milhões de cooperativas em todo o planeta.

 

Por conta disso, é muito provável que você conheça uma cooperativa ou já consuma algum produto ou serviço de uma delas. O cooperativismo está na produção de alimentos, nos serviços financeiros, no transporte de cargas e passageiros, no atendimento à saúde, na oferta de moradia digna, na geração de energia e em muitos outros bens e atividades. 

 

Em todo o mundo, as cooperativas são responsáveis por 280 milhões de empregos e movimentam US$ 2,17 trilhões anualmente. Se fossem um país, as 300 maiores cooperativas do planeta seriam a 9ª maior economia global. 

 

Os números são impressionantes, mas o principal diferencial do cooperativismo pelo mundial é o cuidado com as pessoas. Os bons resultados são consequência de um modelo de negócio baseado em valores e princípios, com gestão democrática e foco no bem-estar dos cooperados, das comunidades e nações. 


Com participação econômica e papel social tão relevantes, as cooperativas precisam atuar de forma organizada e ter uma representação institucional forte para garantir que o cooperativismo ultrapasse fronteiras e mais pessoas façam parte desse sistema socioeconômico justo e sustentável. 

 

COOPERATIVISMO BRASILEIRO

Representante das cooperativas brasileiras, a Organização das Cooperativas Brasileira – OCB é parte da ACI desde 1989 e sempre participou ativamente da administração da entidade global.

 

Além da ACI, o Sistema OCB integra outros grupos multilaterais do cooperativismo, como a Reunião Especializada de Cooperativas do Mercosul - RECM e a Organização das Cooperativas dos Países de Língua Portuguesa - OCPLP, promove o intercâmbio e cooperação técnica com sistemas cooperativistas nacionais de outros países. 

 

O papel do cooperativismo para um mundo mais justo, próspero e sustentável também é validado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em reconhecimento à capacidade das cooperativas de apoiar o desenvolvimento de pessoas e comunidades de forma sustentável, a organização declarou que 2025 será o Ano Internacional das Cooperativas.

 

Neste dia 6 de julho de 2024, nossos parabéns a todas as cooperativas e seus cooperados!

 

Fonte: MundoCoop - Adaptado pela Equipe Meu Agro

Comments


bottom of page