Custo e qualidade dos pintinhos na produção de frangos de corte
- Fabricio Delgado
- 30 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de ago. de 2024
Fabricio da Silva Delgado

Na criação de aves para abate, um dos grandes desafios enfrentados pelos criadores e pelas empresas avícolas relaciona-se ao sistema reprodutivo das matrizes pesadas, no qual fertilidade e eclodilidade precisam caminhar juntas, mas nem sempre isso acontece.
O acompanhamento criterioso da produção das matrizes – algo que pode ser considerado uma arte – precisa ser feito de forma profissional, respeitando as características e exigências das aves.
O programa de biosseguridade de uma granja deve ser elaborado por um veterinário experiente seguir todas as recomendações, contar com monitoramento sorológico, imunização dos lotes e controle da Coccidiose e Verminose.
A vacinação das aves é obrigatória para doenças como Marek, Newcastle, Bronquite, Gumboro, Bouba, Encefalomielite e Anemia, entre outras, seguindo-se as prescrições específicas para cada uma e acompanhando o monitoramento sorológico, que deve se estender à Salmonelose e Micoplasmose, enfermidades que causam grande prejuízo.
O arraçoamento correto, a garantia de sanidade e a gestão adequada das matrizes (fêmeas e machos) em todas as etapas do processo produtivo são fatores essenciais para o sucesso da criação, mas não darão bons resultados se o produtor negligenciar os necessários cuidados com os ovos, tarefa que consolida o sucesso da atividade.
Distribuição, higienização, manejo dos ninhos (automáticos e manuais), cuidados especiais com a cama, número ideal de coletas diárias e evitar ovos de cama são aspectos que, entre outros, asseguram boa produtividade às matrizes. Vale salientar que aves saudáveis e com manejo adequado atingem a produtividade desejada em relação aos ovos e asseguram uma progênie de altíssima qualidade.
Quem acompanha os dados de criação do frango de corte sabe que o valor do pinto de um dia é algo altamente significativo no custo final da ave ao abate: um pintinho representa de 12 a 18% do custo de produção de um frango e pode chegar, no caso de aves abatidas com pouco peso, como o griller, a 20% do custo.
O mercado exige pintinhos e frangos de qualidade e quem produz precisa buscar a excelência em todos os aspectos da produção.
Comments