top of page

Diante de muitos obstáculos, agro avança para a sustentabilidade

Reconhecido como um dos pilares da nossa economia, o agronegócio tem um grande desafio: aliar o crescimento à sustentabilidade.

 

Cresce, em todo o mundo, a demanda por alimentos aliada à preservação do meio ambiente e o setor investe em ações, práticas e estratégias voltadas ao desenvolvimento sustentável das atividades.    

 

A proteção ambiental está diretamente ligada à resistência e o poder de competição do nosso agro em nível global e se apresenta como um compromisso inegociável.

 

A crescente exigência do consumidor leva a indústria a adotar ações de conscientização em relação ao assunto, implementar práticas sustentáveis e solicitar a parceiros e fornecedores o engajamento em operações voltadas à preservação dos recursos naturais.



“Tecnologias avançadas estão sendo implementadas em larga escala, visando a redução do uso de agroquímicos, a otimização do uso de recursos hídricos e a diminuição das emissões de gases de efeito estufa. Além disso, práticas sustentáveis, como a destinação correta dos resíduos da produção de suínos e aves, o manejo integrado de pragas, a rotação de culturas e o plantio direto, estão sendo amplamente adotadas pelos produtores”, afirma Heloisa Baldin, CEO da Iwá, gestora de ativos ambientais.

 

Quem não se adequar à atual realidade está sujeito a perder espaço e cabe às companhias, entidades e agropecuaristas liderarem a transformação para uma economia mais verde e sustentável, com vistas a reduzir riscos, inovar e crescer.

 

“Este compromisso não se limita a declarações de missão ou relatórios de responsabilidade corporativa. Eles estão implementando medidas tangíveis, como metas ambiciosas de redução de carbono, investimentos em energias renováveis, adoção de práticas de fabricação eco-eficientes e engajamento com partes interessadas para fomentar mudanças positivas em toda a cadeia de valor”, reforça Heloisa.

 É preciso se adequar à realidade para não perder espaço. Governos, companhias, entidades e agropecuaristas devem garantir um agronegócio verde e sustentável, com vistas a reduzir riscos, inovar e crescer

Parcerias público-privadas têm papel fundamental neste processo. Certificações, programas de incentivo e investimentos em pesquisa e desenvolvimento para conservação do meio ambiente são apenas algumas das ações que estão sendo implementadas para evidenciar a responsabilidade de quem atua no agronegócio brasileiro.

Fonte: Iwá, gestora de ativos ambientais – Adaptado pelo Equipe Meu Agro

Comments


bottom of page