top of page

Mercado brasileiro de ovos registra um crescimento expressivo no ano

Atualizado: 17 de dez. de 2024

Jachsson Beal

Incremento reforça a qualidade da proteína, que deve encerrar o ano no

maior patamar da história do setor


O mercado brasileiro de ovos está em plena expansão. Entre o terceiro trimestre do ano passado e o terceiro trimestre de 2024, a produção nacional registrou um aumento de 10,56%, conforme dados divulgados pelo do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O aumento, no entanto, foi desproporcional conforme a destinação do produto: os destinados ao consumo registraram aumento de 10,56% e aos voltados à incubação tiveram o incremento limitado a 2,00%.

 

Em duas ocasiões (janeiro e março) o índice de expansão registrado ficou abaixo dos dois dígitos. Já no segmento produtor de ovos de incubação a evolução foi bem mais moderada. E, nos meses de janeiro, março e maio, o volume produzido foi inferior ao de um ano antes. Julho e setembro registraram variação anual superior os 5%. Importante citar que o presente levantamento abrange apenas granjas com plantel mínimo de 10 mil galinhas poedeiras e que a produção nacional efetiva é superior aos números indicados, sobretudo em relação aos ovos de consumo.

 

O incremento reflete a alta demanda interna e externa pelo produto, que já é um item essencial na dieta de muitos brasileiros. São Paulo lidera a produção nacional com uma participação de 26%, seguido por Minas Gerais (9,9%), Paraná (9,8%) e Espírito Santo (8%). A maior oferta, impulsionada pela crescente demanda, também tem gerado recordes no mercado externo. Nos primeiros meses de 2024, a exportação de ovos brasileiros aumentou quase 70% em relação ao mesmo período de 2023, de acordo com a ABPA - Associação Brasileira de Proteína Animal.

 

Ao longo deste ano, a cada segundo, as granjas brasileiras têm produzido em ritmo recorde, alcançando cerca de 1.800 unidades por segundo e conforme perspectivas da ABPA, o Brasil deverá encerrar o ano alcançando o marco de 56,900 bilhões de unidades de ovos produzidos nas granjas de norte a sul do país. O número é recorde, e supera em 8,5% a produção registrada no ano anterior, com 52,448 bilhões de unidades.

 

A produção, de acordo com o presidente da ABPA, Ricardo Santin, tem sido impulsionada pelo aumento do consumo da proteína, que deverá encerrar o ano no maior patamar da história do setor.

 

Em 2024, a produção de ovos no Brasil pode atingir 56,9 bilhões de unidades, com um crescimento de até 8,5%, e o consumo per capita deve chegar a 263 ovos. Para 2025, a expetativa é alcançar 57,5 bilhões de unidades, com um aumento de 1%

 

“Na loja, além de ser um ponto de contato com o consumidor, a gente entende o que ele está buscando, o que considera um bom hábito de consumo”, explica o diretor de marketing de uma granja que atualmente produz cerca de 4 bilhões de ovos por ano.

 

(Fonte: IBGE – APBA – Adaptado pela Equipe Meu Agro)

Comments


bottom of page