top of page

Mercado de soja e milho – Cotações em várias regiões produtoras e consumidoras


grafico de cotação de soja junho 2024

SOJA

O mês de junho foi negativo para os preços e a comercialização da soja nas principais regiões negociadoras do país. Apesar da boa alta do dólar, os contratos futuros caíram forte em Chicago e tiveram impacto preponderante na composição das cotações brasileiras.

 

Mesmo contabilizando os prejuízos causados pelo excesso de chuvas no Rio Grande do Sul, o cenário fundamental global segue indicando folga na oferta e demanda. Até o momento, com temperaturas elevadas e algumas inundações, o mercado de clima está pesando sobre Chicago e não há registro, por ora, de prejuízos consistentes em termos produtivos no cinturão produtor americano.

 

No Brasil, em junho a saca de soja de 60 quilos oscilou e em grande parte das regiões produtoras e consumidoras o preço recuou minimamente e esta semana inicia diante de uma queda consistente nos preços futuros da soja na Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT). Como consequência, os agentes devem se retrair no Brasil, o que deve determinar um ritmo lento de negócios e preços sob pressão.


grafico cotação do milho julho de 2024

MILHO

Os preços da saca de milho de 60 kg, na maioria das regiões brasileiras, apresentaram acentuada queda na primeira semana de julho. Pesquisadores afirmam que os valores em declínio foram provocados pelo aumento da oferta do grão nas transações comerciais realizadas com pagamento à vista e pronta entrega da mercadoria (em contraposição ao mercado a futuro), ao bom andamento da colheita de segunda safra, e às desvalorizações no mercado internacional.

 

No período, grande número de consumidores brasileiros (compradores) evitou adquirir volumes expressivos, priorizando o recebimento de lotes negociados antecipadamente, com vistas a futuras quedas de preços. Quem vende milho, no entanto, aposta na recuperação dos valores cobrados com base na menor produção nesta temporada e no clima desfavorável durante o desenvolvimento da atual safra, com destaque para a sena que assola o Sudeste e parte do Centro-Oeste e a enchente no Rio Grande do Sul.

Comments


bottom of page