top of page

Na olimpíada e no agro, para ser campeão é preciso ter determinação e planejamento

Atualizado: 13 de ago. de 2024

Jachsson Beal


Até as pessoas que não têm ligação ou acompanham os esportes somente à distância, sabem da importância das olimpíadas, um evento dos maiores eventos do mundo que, a cada quatro anos, reúne atletas de todos os continentes para disputar diferentes modalidades esportivas.

 

Os jogos olímpicos deixam preciosas lições para a vida da gente. Valores como consistência para aprimorar a rotina, concentração no objetivo para driblar as adversidades, muita determinação, planejamento e decisão de fazer sempre melhor são algumas das práticas usadas pelos competidores para chegar ao pódio.

 

Metas claras, foco nos resultados, disciplina, motivação e adaptação também definem o comportamento de quem busca a vitória. São pontos a nos lembrar que, independentemente dos desafios, é possível alcançar grandes feitos com dedicação e muito trabalho.

 

No agro, a exemplo do que acontece nas olimpíadas, a busca por melhores resultados, o empenho para fazer melhor e o esforço pela superação são constantes no dia a dia daqueles que almejam o sucesso nas atividades que desempenham.

 

Sempre que tenho oportunidade, costumo comparar a produtividade média brasileira de milho por hectare com os resultados obtidos pelos campeões de eficácia no cultivo da lavoura, algo que surpreende pela grande diferença no rendimento obtido.

 

Enquanto a atual capacidade produtiva média de milho por hectare no Brasil não chega a 70 sacas de 60 Kg, o campeão de produtividade de um concurso colheu 279 sacas/ha. Seu nome é Ronei Gaviraghi, dono da fazenda São Manuel, de 400 hectares, em Mangueirinha/PR. Ele obteve este resultado em 325 hectares que plantou da cultura no último verão.


Dados da produtividade média do milho por hectare no Brasil

O volume impressiona e Ronei faz questão de enfatizar: “As condições ambientais são essenciais, mas o resultado é fruto da gestão correta e de longo prazo, com foco na correção do solo e no uso de técnicas avançadas de agricultura. O sucesso, porém, depende do trabalho árduo do agricultor em manejar corretamente a terra e a cultura”.

 

E você, prefere ficar no time cujos resultados estão apenas dentro da média ou pretende ser determinado, planejar, adotar boas práticas, evoluir e se tornar um campeão de produtividade?

Comments


bottom of page