O Brasil precisa reforçar sua posição de liderança na avicultura mundial
- Fabricio Delgado
- 3 de jul. de 2024
- 1 min de leitura

Fabricio da Silva Delgado
A partir da presente publicação, a Equipe Meu Agro passa a contar com a participação do consultor Fabricio da Silva Delgado, profissional que atua há décadas na agroindústria, exerceu cargos de alta liderança em empresas do agro e elege a sustentabilidade como fator imprescindível para a modernização e o crescimento global da nossa indústria avícola.
“Há pouco mais de 20 anos, o Brasil passou ser o maior exportador de frangos do mundo. Isso só foi possível graças à nossa capacidade de adaptação e o atendimento às exigências dos mais importantes mercados globais, à vocação de produzir com segurança alimentar e custo competitivo”.
Nossa participação internacional experimenta constante crescimento graças, principalmente, ao status sanitário dos planteis de aves, já que os acordos bilaterais seguem premissas baseadas em condições sanitárias para continuidade dos compromissos.
Em um sistema de produção verticalizado como o nosso, a importância da biosseguridade é essencial e aponta para a necessidade de modernização do setor, aumento do número de granjas com maior densidade animal, avanço na quantidade de barreiras sanitárias e especial atenção para a saúde pública e a segurança alimentar.
“Trata-se de um compromisso que precisa ser encarado com muita seriedade por empresas, sociedade, governo, produtores e todos que participam desta poderosa cadeia produtiva. Manter nossas aves livres - como um diferencial competitivo - de Influenza Aviária e de salmoneloses é muito difícil. Nesta questão, o papel das pessoas é fundamental. Precisamos preservar a segurança e a garantia dos processos, desde a produção viva, os abatedouros, a metodologia de análise de resultados e indicadores que caracterizam a liderança que conquistamos e fazem da nossa avicultura um sucesso”.
Comments