top of page

Origens, simbolismos e particularidades sobre a Ceia de Natal

Atualizado: 17 de dez. de 2024

Jachsson Beal

A refeição festiva é um momento dedicado ao fortalecimento dos laços familiares, 

ocasião especial para se reunir e celebrar a felicidade


O ano termina e traz com ele a época mais esperada por todos: as festas de Natal e Fim de Ano. No Natal, a ceia representa a parte mais importante para a maioria dos seres humanos. Com base nisso, resolvemos publicar um pouco da história, da origem desses momentos tão simbólicos para as famílias que vivem nos mais diversos lugares do mundo.

 

A ceia de Natal tem várias versões sobre sua origem, como as pagãs, cristãs e a do costume europeu. Os povos pagãos comemoravam entre 21 e 22 de dezembro o solstício de inverno, um fenômeno da astronomia que marca o início do inverno. Nesse dia, um dos hemisférios (norte ou sul) recebe os raios do sol de forma oblíqua (inclinada). Isso faz com que esse hemisfério receba menos iluminação solar e, portanto, menos calor.

 

A noite da celebração era um momento de comunhão e união, com uma mesa farta de comida e troca de presentes, para esperar o fim da noite mais longa do ano e o retorno gradual da luz, como símbolo de esperança e renovação.

 

O Natal dos cristãos passou a ser celebrado religiosamente somente no século IV, depois que o Papa Júlio I declarou o dia do nascimento de Jesus: 25 de dezembro, como a data de celebração. Desde então, tornou-se uma celebração religiosa que está ligada a última Ceia de Jesus Cristo com seus discípulos.

 

De acordo com a literatura, a ceia dos povos antigos da Europa originou-se a partir do antigo costume de deixar as portas das casas abertas na noite de Natal para receber viajantes e peregrinos, os quais se hospedavam e confraternizavam na data juntamente com a família anfitriã.

 

Assim, a tradição festiva foi se espalhando pelo mundo e em cada país que chegava era celebrada de acordo com a cultura local, tendo suas particularidades, costumes e pratos típicos.

 

No Brasil, a ceia é comemorada tradicionalmente com uma mesa farta de pratos variados e de diferentes procedências, com destaque para o peru assado, que tem origem indígena da América do Norte, para as uvas passas que sempre entram como um toque final nos pratos e carregam influência italiana, assim como o panetone que é a sobremesa mais consumida nessa época pela população brasileira.

 

Além desses, a mesa conta com pratos típicos do nosso País, como o famoso leitão assado, o chester, salpicão, arroz temperado e as frutas tropicais, além de sobremesas geladas como pavê e mousse. A ceia acontece na noite do dia 24 de dezembro e reúne familiares e amigos para um momento de grande harmonia, convivência, diversão e troca de presentes.

 

Independentemente de crença, raça, idade ou origem, o Natal representa o fortalecimento dos laços familiares e é um momento especial para reunir a família, relembrar vivências,  compartilhar brincadeiras e risadas.

 

(Fonte: Brasil Escola – Adaptado pela Equipe Meu Agro)

Comments


bottom of page