top of page

Programa de Venda em Balcão: Conab reforça os estoques de milho

Atualizado: 18 de out. de 2024


Maquina agricola despejando graõs

A medida foi adotada devido à seca dos últimos meses e objetiva garantir o abastecimento

dos pequenos criadores, facilitando o acesso ao grão


Os criadores de animais em todo o Brasil terão acesso a 16 mil toneladas adicionais de milho nos estoques do Programa de Venda em Balcão (ProVB), uma iniciativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

 

O Programa de Venda em Balcão tem por objetivo viabilizar o acesso dos produtores rurais de pequeno porte aos estoques de produtos agrícolas sob gestão da Conab, por meio de vendas diretas, a preços compatíveis com os do mercado atacadista local.

 

A medida foi adotada devido à seca dos últimos meses e a empresa pública prevê, ainda, contratar frete para mais 21 mil toneladas de milho este ano. O objetivo é garantir o abastecimento e apoiar os pequenos criadores, facilitando o acesso ao grão.

 

Para simplificar o processo de compra, a estatal disponibiliza o Balcão Digital, que permite aos criadores cadastrados realizar a compra de milho de maneira online, agilizando a formalização da demanda, emissão de guias de pagamento e agendamento da retirada do cereal. A digitalização busca economizar tempo e reduzir custos, além de modernizar o serviço público, em linha com a Transformação Digital no Setor Público.

 

Além do acesso digital, a entidade busca parcerias com entidades estaduais, municipais e organizações da sociedade civil para superar desafios logísticos enfrentados pelos pequenos criadores. Colaborações com prefeituras e cooperativas podem facilitar a retirada do milho nas unidades da Companhia, ajudando os criadores que estão distantes dos pontos de venda.

 

O ProVB, que já conta com 69 mil toneladas de milho em estoque e atendeu mais de 11 mil criadores de janeiro a setembro de 2024, é voltado para pequenos produtores de diferentes setores da pecuária. Para participar, os criadores devem se cadastrar no sistema da Conab, atualizar suas informações e acessar os estoques mensais de acordo com o tamanho de seu plantel.

 

(Fonte: Conab – Adaptado pela Equipe Meu Agro)

Comments


bottom of page