Qualidade no agro, do campo à mesa
- Paulo Emilio Lesskiu
- 2 de dez. de 2024
- 3 min de leitura
Paulo Emilio Lesskiu

Consumidor é o ator principal da cadeia do agronegócio, com a expectativa
de prover sua família com alimentos seguros e de excelência
Nosso site passa a contar com a importante participação do veterinário Paulo Emilio Lesskiu, que tem mais de 20 de experiência na profissão, é especialista em Sanidade de Aves e Suínos, mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com MBA em Gestão Estratégica de Empresas pela FGV e MBA em Management pela FAE e Baldwin Wallace University/EUA.
Seja bem-vindo, Paulo Emilio.
É com imensa satisfação que estreio como colunista no portal Meu Agro, com a expectativa de dividir um pouco da minha experiência com os leitores. Em minha carreira tive a oportunidade de atuar em diferentes regiões do País, liderando equipes multidisciplinares e participando ativamente de projetos voltados a qualidade e eficiência, seja no atendimento de requisitos básicos de produção ou em busca dos mercados mais exigentes.
Sou privilegiado por ter tido a oportunidade de atuar desde a assistência técnica ao produtor rural, no gerenciamento de sistemas de fomento, fábricas de ração, indústrias de processamento de carnes e, mais recentemente, na indústria de vacinas veterinárias. Durante uma série de artigos iremos discorrer sobre temas relevantes e de importância ao produtor rural, empresas e o consumidor final.
O Brasil é um dos países mais importantes no mundo na produção de proteínas e grãos, o que nos coloca numa posição de destaque internacional. Com o crescente número de países atendidos pelos nossos produtos, associado ao aumento da exigência do consumidor brasileiro, certamente tem desafiado o agro a ser mais ágil e resiliente no atendimento dos requisitos de qualidade.
A produção de alimentos envolve muitos elos da cadeia produtiva, e o produtor rural é parte fundamental. Os conceitos de qualidade se aplicam a granjas, fazendas e propriedades, se fortalecem na medida que são totalmente entendidos pela equipe de produção e são incorporados em sua rotina. Da mesma forma, passam a estar mais atentos a tudo o que entra em sua propriedade. Nesse sentido, o produtor rural ora é fornecedor com grande responsabilidade pelo atendimento aos padrões e, por outro lado, é cliente de todos os insumos que recebe em sua propriedade.
Em linhas gerais, o consumidor é o ator principal da cadeia agro, com a expectativa de prover sua família com alimentos seguros e de qualidade. Mas afinal, o que o consumidor busca ou avalia na escolha de um produto? Na minha opinião, os principais pontos de julgamento são:
· Qualidade percebida – o consumidor julgará se todos os requisitos do produto estão de acordo com as especificações.
· Desempenho – o consumidor qualificará se o seu produto é capaz de atender as suas necessidades especificas que motivaram a escolha do produto.
· Confiabilidade – o consumidor avaliará a confiança na marca e o grau de satisfação entregue. Tem-se também uma relação direta com a frequência com que eventuais problemas possam ocorrer em relação à marca ou ao produto.
· Durabilidade – o consumidor analisará se o seu produto consegue apresentar o desempenho esperado e satisfatório por um longo período.
· Assistência Técnica – o cliente determinará se o serviço de assistência técnica é facilitado pela sua indústria com rapidez e transparência.
· Aparência – trata-se da percepção do cliente na apresentação do produto.
· Características – o consumidor qualificará as características que diferenciam seu produto de seus concorrentes, o que influenciará a sua decisão de escolha no futuro.
Percebam que os pontos citados influenciam diretamente nas decisões de consumo ou compra de um produto, o que eleva o nível de responsabilidade no atendimento de padrões, da mesma forma que atender os requisitos de qualidade passou a ser um dos itens de sustentabilidade dos negócios, e de todos os elos da cadeia.
Ao longo dos próximos artigos, iremos discorrer com detalhes sobre os princípios de qualidade aplicados ao produtor rural.
Até mais!
Comentarios