Safra mundial de milho 2023/2024 deve alcançar 1,22 bilhão de toneladas
- Jachsson Beal
- 24 de jun. de 2024
- 1 min de leitura
Com projeção para atingir 1,22 bilhão de toneladas, a atual produção global de milho deve apresentar um aumento de 6% em relação à safra anterior.
Os maiores produtores mundiais do cereal são os Estados Unidos, que lideram a produção global do cereal e são responsáveis por, aproximadamente, um terço do total. A China ocupa a segunda posição, contribuindo com 24% e o Brasil aparece em terceiro lugar, representando 10% do total.
No nosso País, a produção de milho da safra 2023/2024 deve ultrapassar 110 milhões de toneladas. O último boletim da Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB divulgou uma estimativa de produção de 114,1 milhões de toneladas, porém, com o avanço da colheita e as condições climáticas adversas enfrentadas pelos produtores, é provável que esse volume seja menor.

Em Mato Grosso, maior produtor nacional, a colheita de milho está vigorosa, mas as atenções se concentram na armazenagem. Dados divulgados pela CONAB divulgam que a capacidade estática para a atual safra está em 49,94 milhões de toneladas, aumento de 7,92% em relação à safra 22/23.
O déficit de armazenamento está projetado em 34,96 milhões de toneladas, com redução de 32,98% ante o ciclo passado. Apesar da diminuição, o estado ainda apresenta uma grande deficiência. Apesar dos investimentos em silos bags observados nas últimas duas safras, o cenário reforça a dificuldade dos produtores mato-grossenses com a armazenagem.
Fonte – Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo – Adaptado pela Equipe Meu Agro
Yorumlar