SIAVS 2024: uma visão espetacular da cadeia de proteína animal no Brasil
- Fabricio Delgado
- 13 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Fabricio da Silva Delgado

Neste ano, o Salão Internacional de Proteína Animal confirmou sua importância como
ponto de encontro da cadeia produtiva global
(FOTO: ALF RIBEIRO)
O Salão Internacional de Proteína Animal – SIAVS 2024, evento oficial da Associação Brasileira de Proteína Animal - ABPA realizado de 6 a 8 de agosto foi, para mim, um momento ímpar e de atmosfera contagiante, do qual todos os participantes saíram entusiasmados e com muita energia para dar prosseguimento aos negócios.
Produtores rurais, profissionais do setor, estudantes, empresas de genética, equipamentos, insumos, laboratórios, soluções tecnológicas e outros fornecedores da cadeia produtiva, mais de 100 marcas de indústrias de proteínas animal e de 90 empresas produtoras, processadoras e exportadoras de proteína animal, associações, entidades e parceiros que compareceram ao evento aprovaram a programação com louvor.
As apresentações de sistemas, programas e práticas voltadas à automação do processo produtivo, otimização da mão de obra e busca por resultados sustentáveis, o envolvimento dos agropecuaristas com ministros, governadores, autoridades, diplomatas, embaixadores, parlamentares e lideranças dos setores público e privado, dirigentes e especialistas representantes de empresas, palestrantes, clientes, expositores e fornecedores sustentaram um clima de otimismo e confiança no setor.
Na minha opinião, o SIAVS 2024 representou uma fantástica oportunidade para 30 mil pessoas de 60 países, 317 expositores e mais de 2,5 mil congressistas que participaram de 80 palestras sobre temas da maior importância durante os três dias de programação. A qualidade de tudo o que foi apresentado, visto e discutido, os números e a satisfação demonstrada por todos comprovam que o evento superou as expectativas mais otimistas.
Com os conteúdos das palestras, podcasts e conversas com colegas e profissionais do agro durante a feira, tive a satisfação de confirmar o que eu já tinha como certo: nossas cadeias de aves, ovos, suínos, bovinos e peixes de cultivo têm atuação de destaque em todo o mundo, fruto de muita tecnologia, dedicação, competência e de um trabalho que faz com que as coisas aconteçam, comprovando que nada acontece por acaso.
Outro ponto importante que quero salientar é a capacidade que nossos criadores têm para se reinventar, adotar novas formas para a arte de produzir, acompanhar a evolução e fazer melhor. Os atores do agro brasileiro são especialistas e primam por fazer das dificuldades boas oportunidade de crescimento. É impressionante como os produtores ligam com este assunto e superam as crises com criatividade e alternativas de sucesso.
Felizmente, o SIAVS conseguiu provar que jeito brasileiro de produzir, motivo de encantamento para clientes e consumidores em todo o planeta, caminha para a maturidade na qual governo, órgão públicos, pesquisa, iniciativa privada, produtores e representantes do segmento unem esforços em favor de interesses comuns, para o benefício do nosso País e pela alimentação do mundo.
Comments