Sulita: sucesso na ceia de fim ano e na sua mesa todos os dias
- Mario Faccin
- 3 de dez. de 2024
- 3 min de leitura
Mario Faccin

Ideal para o consumo em qualquer momento, a carne suína tornou-se a primeira
escolha de quem busca alimentação balanceada e saudável
O hábito de comer carne faz parte da vida das pessoas desde os primórdios da humanidade. Muitos estudiosos do assunto acreditam, que consumir carne desde os primórdios da humanidade, teria ajudado nossos ancestrais a desenvolverem formas corporais “mais humanas” e que a proteína fornecia a energia necessária para formar e alimentar um cérebro maior e mais completo.
Ao longo do tempo, o consumo das carnes em geral cresceu e, segundo dados divulgados pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – FAO, em 2023 a produção mundial de carnes em geral ultrapassou 365 milhões de toneladas. O contexto comprova o grande simbolismo, ao longo da história do desenvolvimento alimentar humano. Importante destacar que a carne suína é uma das primeiras a alimentar as pessoas, pelo fato de o suíno ter sido facilmente adaptável, contar com bom porte e rusticidade, o que facilitou sua domesticação.
A carne suína, que na concepção de alguns apresentava no passado um teor maior de gordura, se desfez desse mito há muito tempo e atualmente é considerada uma das proteínas mais saudáveis, seguras e práticas para os consumidores. Trata-se da carne mais consumida no mundo e sua produção global atingiu, no ano passado, mais de 115 milhões de toneladas, com o Brasil ocupando o quarto lugar no ranking com viés de, rapidamente, ocupar o terceiro lugar.
Pesquisas apontam que o crescimento do consumo de carne suína contribui para a melhoria geral da saúde da população, a exemplo da Europa, EUA, Canadá e Ásia onde ela é consumida de forma expressiva. Essa proteína tem um conteúdo ótimo de aminoácidos, gorduras, vitaminas e microelementos em sua composição. Os dez principais países do mundo em termos de expectativa de vida apresentam níveis relativamente altos de consumo de carne suína. É o caso da Dinamarca, cuja longevidade da população é estimada em mais de 81 anos. Trata-se da nação com maior consumo global per capita.
Em nosso País, cuja ingestão/pessoa/ano em 2024 deve ficar em, aproximadamente, 18 quilos (número pouco expressivo quando comparado com a já citada Dinamarca e a Espanha, os maiores consumidores mundiais, com 73,6 e 53,8 kg/habitante respetivamente), tornou-se tradição comer carne suína na virada do ano, o que é uma adaptação cultural brasileira às práticas religiosas do cristianismo, judaísmo e islamismo. Outra linha indica que os suínos, por empurrarem o focinho para frente quando estão em busca de alimento, simbolizam progresso e, por este motivo, atraem sorte e dinheiro.
Seja por superstição, herança cultural ou predileção, atualmente o consumo da carne suína da Sulita se faz presente à mesa dos consumidores em qualquer época do ano. A marca tem conquistado cada vez mais pessoas que buscam uma alimentação balanceada e saudável em suas refeições. Conta com cortes que podem agradar ao todos os paladares, apresenta baixos níveis de calorias e colesterol, contribui para o bom funcionamento do organismo, ajuda a melhorar aspectos da aparência física, como saúde da pele e do cabelo e fortalece o sistema imunológico.
Produzida e processada segundo o que existe de mais avançado no mundo, envolvendo a incorporação de metodologias, processos e tecnologias de última geração, as carnes da Sulita são frutos de genética aprimorada e das melhores práticas de alimentação animal, biosseguridade, bem-estar animal, sanidade, rastreabilidade e cuidados com o meio ambiente como um todo. Por contar com rigorosos cuidados na produção e processamento, é que o Brasil já ocupa lugar de destaque nas exportações mundiais, atendendo mercados exigentes como Canadá, EUA, Singapura, China, Filipinas, México, Chile e Japão entre outros mais de 60 países.
Mais do que isso: nossa carne suína é uma fonte acessível de proteína de alto valor biológico e nutricional, irresistivelmente saborosa. Desejamos a todos um Feliz Natal e que 2025 nos traga muita saúde e muitos amigos.
Acesse www.sulita.com.br e encontre receitas saborosas e fáceis de preparar para suas festas e seu dia a dia com a família.
Comments