top of page

Turismo rural no Brasil: uma experiência autêntica e enriquecedora

Jachsson Beal

A atividade permite uma imersão na natureza, gastronomia, cultura e é ideal para

aqueles que buscam a tranquilidade da vida no campo


Receber turistas em áreas rurais, cobrando pelos serviços oferecidos, existe em forma organizada desde a década de 1950 na Europa e América do Norte. A oferta surgiu de maneira informal, a raiz da demanda espontânea por alojamentos e comidas provenientes de turistas em passeio no campo. No Brasil, os primeiros registros de atividades vinculadas ao turismo rural são dos anos 1980. Esse surgimento tem uma marca regional, no estado de Santa Catarina, mais especificamente no município de Lages, onde as primeiras propriedades rurais foram abertas à visitação.

 

Uma das organizações coletivas ligada ao turismo rural, a Acolhida na Colônia, faz parte do início das iniciativas no Brasil, como destaca a especialista em agroturismo Thaíse Guzatti: “No desenvolvimento do segmento de turismo rural no Brasil, Santa Catarina teve um protagonismo com o município de Lages, na década de 1980, com os chamados hotéis fazenda. Em outras regiões do Brasil, como em fazendas de café em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, já se fala de turismo rural ligado a esse conceito dos hotéis fazenda. A proposta vinha dessa perspectiva de ter equipamentos de turismo situados em ambientes rurais ligados à tradição e cultura do campo, aproveitando e dando novos usos a estruturas que outrora foram ligadas à produção de gado, em Santa Catarina e do café, no Rio de Janeiro e em São Paulo”.

 

É nesse contexto que essas atividades passaram a ser conceituadas no Brasil como Turismo Rural. Essa ampliação das atividades econômicas e produtivas no meio rural possibilitaram a diversificação da geração de renda no meio rural. Nos anos 1990 e início dos anos 2000, houve uma significativa expansão do turismo rural no Brasil. Com o crescimento da atividade, diversos aspectos apontaram para a necessidade de estruturação do setor, como a sobrecarga da estrutura rural por um número elevado de visitantes e veículos, problemas legais, degradação ambiental e descaracterização do meio e da própria atividade (MTur, 2010).

 

Destinos maravilhosos – O turismo rural proporciona aos visitantes uma imersão na natureza, na gastronomia local e na cultura tradicional e é ideal para aqueles que buscam tranquilidade e um contato mais próximo com a vida no campo.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo em 2023, 74% dos turistas que optam por viagens rurais estão em busca de contemplar a natureza. Além disso, a autenticidade da comida caseira e a paz e tranquilidade são aspectos altamente valorizados por esses viajantes.

 

Entre muitas opções excelentes, citamos alguns dos destinos mais procurados do turismo rural no Brasil:

  1. Venda Nova do Imigrante (Espírito Santo);

  2. Serra da Canastra (Minas Gerais);

  3. Lages (Santa Catarina);

  4. Chapada Diamantina (Bahia) ;

  5. Atibaia (São Paulo);

  6. Cabaceiras (Paraíba);

  7. Ilhéus (Bahia).

 

O turismo rural no Brasil caracteriza-se como importante fonte de renda para os proprietários e proporciona uma experiência rica e diversificada, permitindo que os visitantes se conectem com a natureza e a cultura local. Seja através da gastronomia, das paisagens deslumbrantes ou das atividades ao ar livre, o turismo rural é uma opção atraente para aqueles que buscam uma experiência autêntica e enriquecedora.

 

(Fonte: Ministério do Turismo – IstoÉ – Adaptado por Meu Agro)

Comments


bottom of page