Uma análise sobre o aumento do preço dos ovos no Brasil
- Fabricio Delgado
- 24 de fev.
- 2 min de leitura
Fabricio da Silva Delgado

Apesar da situação sazonal, o ovo se caracteriza como a opção mais barata de proteína, saudável e de fácil preparo
Na publicação de hoje, aproveito o espaço para tratar de um assunto atual e que recebe a atenção de todos: o aumento do preço dos ovos no mercado brasileiro, que é – entre outros fatores – motivado pela elevação do custo de produção.
Outros motivos da elevação do valor da proteína para o consumidor interno são o crescimento da exportação que, apesar de pequeno, influencia no valor aplicado em nosso País e o caso da redução dos planteis de aves de ciclo longo em vários pontos dos Estados Unidos, no qual se enquadram as poedeiras comerciais que, segundo se sabe, chega a 40 milhões de poedeiras mortas em função da Influenza Aviária. Este problema afeta diretamente a produção de ovos no curto prazo, situação que deve durar por mais alguns meses, considerando a necessidade de reposição das aves nas granjas americanas.
Para agravar o cenário, as elevadas temperaturas que atingem todo o Brasil há algum tempo afetam de forma significativa nossa produção. O calor impacta negativamente os lotes de poedeiras em pico de produção e em todas as idades. As tecnologias que dispomos atualmente não atendem de forma eficaz as necessidades alimentares das aves de postura, especialmente no que diz respeito à temperatura da água de bebida. Felizmente, temos empresas investindo em melhorias e logo deveremos ter boas notícias sobre este assunto.
Como diz Mario Penz, professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: “A ave precisa beber para comer”. E a primeira coisa que a galinha faz, quando a temperatura da água de bebida está elevada, é parar de beber o que significa também parar de comer. Aliados aos fatores citados, o aumento do preço dos ovos tem como agravantes o valor do milho, que está em elevação e colabora negativamente para o custo da ração, além do aumento do consumo per capita, o que provoca uma espécie de efeito dominó.
Apesar do contexto momentâneo e sazonal gerar certa apreensão entre os consumidores, o ovo se caracteriza como a opção mais barata de proteína, de fácil preparo e que representa a melhor escolha para quem busca uma vida saudável.
Até breve!
Comments